Home >> Há 90 Anos >> Curiosidades sobre a década de 1990
Por: Sandra Carvalho Em 27 de setembro de 2022
O presidente Fernando Collor de Mello, acusado de envolvimento de corrupção e em vias de responder a um processo de impeachment, conclamou a população, em transmissão oficial na TV aberta, no dia 13 de agosto de 1992, a ir às ruas no domingo com roupas das cores da bandeira do Brasil. Mas o que se viu foi uma multidão nas principais capitais do País vestida de preto e pedindo pela saída do presidente. Ao longo da semana, vários estudantes com os rostos pintados tomaram as ruas organizados pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pedindo o impeachment. Eles ficaram conhecidos como os “cara-pintadas”.
E foi no Dia do Trabalho (1º de maio) de 1994 que o Brasil parou em uma manhã de domingo. O piloto Ayrton Senna morreu após o veículo que ele conduzia chocar-se com uma grande barreira de concreto no autódromo de San Marino, em Ímola, na Itália.
No dia 17 de julho de 1994, o Brasil quebrou um jejum de 24 anos sem ganhar uma Copa do Mundo e conquistou o tetracampeonato nos Estados Unidos. O time, que tinha nomes como Bebeto, Romário, Cafu e Dunga era dirigido pelo técnico Carlos Alberto Parreira. Foi uma festa que parou o País do Futebol, pois a seleção venceu a Itália nos pênaltis, em uma partida emocionante.
A ovelha Dolly foi o primeiro clone de mamífero feito com sucesso a partir de uma célula somática adulta. Ela nasceu na Escócia em julho de 1996 e morreu seis anos depois de doença pulmonar. Os cientistas retiraram o núcleo de um óvulo e colocaram o núcleo de uma célula da ovelha a ser clonada no lugar. Dolly é considerada um grande marco científico na área da genética.
Anos de 1990: caos e estabilização
Jornal se transforma ante inúmeras exigências de uma economia globalizada
Patrocínio