Diário do Comércio
  • HOME
  • HÁ 90 ANOS
  • QUEM FEZ HISTORIA
  • DIÁLOGOS DC
  • PRÊMIO JOSÉ COSTA
  • HOME
  • HÁ 90 ANOS
  • QUEM FEZ HISTORIA
  • DIÁLOGOS DC
  • PRÊMIO JOSÉ COSTA

Home >> Quem Fez História >> Responsabilidade pelo amanhã na pauta

Responsabilidade pelo amanhã na pauta

COMPARTILHE

Por: Sandra Carvalho Em 18 de outubro de 2022

“Vocês falaram muito do passado, e isso não me interessa. O que eu quero é saber o que vocês estão pensando do futuro”, disse José Costa em uma das últimas reuniões que participou com a diretoria do DIÁRIO DO COMÉRCIO, nos idos de 1994. Trazendo para os dias atuais, a resposta a essa indagação feita pelo fundador do jornal é: o DC pretende se manter firme como mídia propositiva, responsável e transformadora pelos próximos 90 anos.

“Queremos continuar sendo um jornal provocador de debates e articulador, que assume sua responsabilidade para construção de um mundo mais justo, igualitário e próspero em todos os sentidos e sem deixar ninguém para trás”, definiu a presidente do DC, Adriana Costa Muls, quando indagada sobre o futuro da publicação, em entrevista sobre a história do jornal

Confira a entrevista completa

Segundo ela, a ideia é que o jornal continue sendo palco de debates conscientes e fonte de conhecimento em prol do desenvolvimento. Por meio de todas as ferramentas e recursos digitais, o DC pretende manter a reflexão sobre os impactos e os papéis de tudo e de todos para a construção de um mundo melhor.

“É urgente a articulação dos setores produtivos, das lideranças e da sociedade civil organizada para conversar, debater e propor soluções para questões que não podem mais ser jogadas para debaixo do tapete. Se queremos um mundo melhor, sustentável e responsável com as pessoas e o ambiente, precisamos, cada um de nós, nos apropriar de nossas responsabilidades com as transformações necessárias”, informou a presidente.

Esse movimento, diz Adriana, é garantia de longevidade e de oportunidades de negócios. “Não é mais eu, somos nós. Somos seres e setores integrados. Mas o senso da urgência em relação às ações necessárias ainda não está sendo percebido como deveria. Essa visão vem acontecendo por parte do setor produtivo, mas devagar”, observou.

Diálogos DC debatem possíveis soluções para principais desafios locais, regionais e mundiais | Crédito: Reprodução

É exatamente pela compreensão de que algo precisa mudar que surgem movimentos da Nova Economia, como Economia Verde, Agenda ESG, Economia Regeneradora e o Capitalismo Consciente. “Foi por isso que, em 2015, a ONU instituiu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E é com este espírito que o DC celebra seus 90 anos e pretende seguir seu caminho”, reforçou.

Nesse sentido, o jornal planeja continuar seguindo uma linha editorial que vai além de noticiar os fatos econômicos. “Qual é o jornalismo que a nossa sociedade precisa hoje? É exatamente esse que assume a responsabilidade de propor debates e apontar caminhos para os principais problemas. E é possível colocar esse olhar responsável em todas as apurações diárias da nossa reportagem. E nossa equipe está muito bem sintonizada nesse propósito”.

Ainda sobre o futuro, Adriana acrescenta que o jornal também pretende manter o papel de agregador das classes produtoras de Minas Gerais, iniciado por José Costa desde o nascedouro do DC. “Não apenas noticiando sobre os setores, mas encontrando convergências de propósitos, e conclamando as empresas de diversos segmentos a se apropriarem de seu papel social e ambiental”.

Entrevistas em vídeo e infografias interativas são recursos que complementam a informação | Crédito: Reprodução

Conteúdo multimídia veio para ficar

Os vários recursos de apresentação da informação – texto, podcasts, vídeos, infografias interativas, entre outros – vieram para ficar. O aperfeiçoamento do trabalho nesse sentido e a apresentação em diferentes plataformas faz parte do presente e dos planos do DIÁRIO DO COMÉRCIO para o futuro. Mas, como bem define a presidente do DC, Adriana Muls, tudo é um processo.

“São quase 90 anos com a produção voltada ao jornalismo impresso. Então, não é algo simples. É uma mudança de cultura, de mindset, mas que está acontecendo. Estamos num processo de transformação da cultura digital. Enxergamos possibilidades e estamos experimentando o que realmente funciona”.

Alguns conceitos já foram alterados nesse sentido. “A gente hoje fala em audiência não mais em leitores. Uma grande oportunidade que estamos tendo de trabalhar nesse sentido é a produção de conteúdo multimídia para presentear a audiência a partir da celebração dos 90 anos. Temos feito superproduções. A gente está evoluindo nas entregas, mas temos muito a fazer. Esse é o movimento do futuro e o grande desafio”, completou.

Leia mais do conteúdo especial

Nove décadas em prol do desenvolvimento

Esforços de hoje são pela transformação do planeta

É preciso reconhecer quem faz pelo outro

COMPARTILHE

Assine nossa Newsletter

Diário do Comércio

© Diário do Comércio. Desenvolvido por Sitex. Todos os direitos reservados.
Termos de Uso - Política de Privacidade

Utilizamos cookies que o reconhecem e identificam como um usuário único, para garantir a melhor experiência de navegação e usabilidade e melhorar o desempenho do nosso site e serviços. Ao continuar com a navegação em nosso site, você aceita o uso de cookies e concorda com a nossa política de privacidade e termos de uso.