Diário do Comércio
  • HOME
  • HÁ 90 ANOS
  • QUEM FEZ HISTORIA
  • DIÁLOGOS DC
  • PRÊMIO JOSÉ COSTA
  • HOME
  • HÁ 90 ANOS
  • QUEM FEZ HISTORIA
  • DIÁLOGOS DC
  • PRÊMIO JOSÉ COSTA

Home >> Quem Fez História >> É preciso reconhecer quem faz pelo outro

É preciso reconhecer quem faz pelo outro

COMPARTILHE

Por: Redação Digital Em 18 de outubro de 2022

Criado em 2007, por meio de uma parceria entre o DIÁRIO DO COMÉRCIO e a Fundação Dom Cabral (FDC), o Prêmio José Costa nasceu para reconhecer as empresas mineiras que se destacavam em seus setores e compartilhavam os mesmos valores e ideais do fundador do DIÁRIO DO COMÉRCIO, José Costa, que nomeia a premiação.

Hoje, na sua oitava edição, o Prêmio reconhece empresas e iniciativas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela ONU, em 2015. De acordo com a presidente do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Adriana Costa Muls, representantes de diferentes setores serão convidados para uma discussão ampla e conjunta em favor de um novo ambiente de negócios, responsável e com visão de futuro. 

“Desde o início buscamos empresas e personalidades que estivessem alinhados com valores como integridade, inovação e liderança, tão caros à sociedade mineira”, relembra Adriana Muls.

A festa de entrega dos prêmios, que vai comemorar também os 90 anos do DIÁRIO DO COMÉRCIO, será realizada no dia 17 de novembro. O tema dessa edição é “Liderança transformadora para os futuros da humanidade”.  Dez  empresas, personalidades e entidades serão reconhecidas nas categorias: Qualidade da Cidadania; Qualidade da Democracia; Qualidade de Vida; Qualidade Ambiental; Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica; Qualidade da Cultura e Educação; Geração e Distribuição de Riquezas; Produção Responsável e Competitividade; Liderança ESG e Prática ESG.

“A gente precisa pensar em todo mundo sem deixar ninguém para trás. E aí é preciso entender o perfil e o papel da liderança. Em que medida cada um de nós pode ser um líder. Essa agenda tem que estar dentro das organizações. Quem são os novos líderes que já estão surgindo com essa mentalidade, resolvendo o problema de forma genuína, dentro da agenda da nova economia”, pontua.

Reconhecimento

Criada em 1973, a Localiza é a maior franqueadora mineira – com 620 agências no Brasil, Argentina, Colômbia, Equador e Paraguai – e se apresenta como uma empresa de soluções em mobilidade. Em 2009, venceu na categoria “Serviços”.

“Foi uma honra receber o Prêmio José Costa em 2009. Desde então, a Localiza se consolidou como uma das maiores e mais completas plataformas de mobilidade do mundo, construindo um legado de resultados extraordinários, de protagonismo e inovação. O prêmio reforçou nosso propósito de construir o futuro da mobilidade sustentável, afinal, ele destaca organizações que têm como foco o estímulo de negócios contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais”, afirma o diretor de Vendas da Localiza, Paulo Henrique Pires.

Naquele mesmo ano, o diretor comercial do Verdemar, Alexandre Poni, venceu na categoria “Executivo Destaque”. “O Prêmio José Costa é uma iniciativa louvável do DIÁRIO DO COMÉRCIO, que atende a uma demanda da própria sociedade quanto ao resgate de valores que projetam um futuro economicamente sustentável. A conquista deste reconhecimento em 2009 para mim, na categoria Executivo Destaque, e para o Verdemar, na categoria Alimentos, foi um reconhecimento e um incentivo ao trabalho que temos realizado ao longo dos anos, buscando a sustentabilidade em todos os nossos processos e tornando a experiência de compra de supermercado um ato de emoção, prazer e diversão, oferecendo produtos selecionados, exclusivos, nacionais e de várias partes do mundo. E, claro, zelando sempre pelos nossos colaboradores e clientes, que são a alma de nosso negócio”, relembra Poni.

Osvaldo Martins de Barros Filho, da Queijo D’Alagoa, venceu a categoria Comércio, em 2013; prêmio abriu portas | Crédito: Divulgação

Pequenos e grandes são notáveis inovadores

Quatro anos depois, em 2013, a até então pouco conhecida Queijo D’Alagoa conquistou o prêmio na categoria “Comércio”, depois de ter sua história contada nas páginas do DIÁRIO DO COMÉRCIO meses antes. A empresa do Sul de Minas é pioneira na venda de queijo pela internet.

“A alegria foi enorme porque foi o primeiro prêmio que recebemos. Queríamos vender em Belo Horizonte, mas as pessoas não nos conheciam. O prêmio abriu portas. Outro fator importante é que o prêmio valoriza as pequenas empresas e pequenos empreendedores como nós. Fico imensamente agradecido”, emociona-se o fundador da Queijo D’Alagoa, Osvaldo Martins de Barros Filho.

Na sexta edição, em 2017, foi a vez da Rede Cidadã, sediada em Belo Horizonte, levar a categoria “Qualidade da Cidadania”. A organização não-governamental atua em Minas Gerais, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná – e no exterior – Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos e México.

“O Prêmio José Costa tem a mesma relevância de alguém que recebe o código genético de sua ancestralidade. José Costa é o nome de uma tradição que caminha para o seu centenário. Imagina reunirmos ética visionária, empreendedorismo sustentável e comunicação de elevado compromisso com as raízes da comunidade num só nome? Esse nome é José Costa com seu codinome DIÁRIO DO COMÉRCIO. Para a Rede Cidadã, é um imenso orgulho e a certeza do caminho certo, quando podemos participar da família daqueles que recebem um pouco do código genético de José Costa, por meio do prêmio recebido em 2017”, destaca o diretor-executivo da Rede Cidadã, Fernando Alves.

Leia mais do conteúdo especial

Nove décadas em prol do desenvolvimento

Esforços de hoje são pela transformação do planeta

Responsabilidade pelo amanhã na pauta

COMPARTILHE

Assine nossa Newsletter

Diário do Comércio

© Diário do Comércio. Desenvolvido por Sitex. Todos os direitos reservados.
Termos de Uso - Política de Privacidade

Utilizamos cookies que o reconhecem e identificam como um usuário único, para garantir a melhor experiência de navegação e usabilidade e melhorar o desempenho do nosso site e serviços. Ao continuar com a navegação em nosso site, você aceita o uso de cookies e concorda com a nossa política de privacidade e termos de uso.