Home >> Quem Fez História >> Curiosidades sobre o Grupo Pardini
Por: Sandra Carvalho Em 6 de setembro de 2022
O primeiro da lista de valores do laboratório disponível no site do Grupo Pardini é o “bom humor”. Segundo o vice-presidente Alessandro Ferreira, o bom humor é considerado no grupo valor primordial, sendo disseminado no dia a dia entre os colaboradores. “É uma característica, principalmente, da dona Carmen Pardini, e um dos legados da família ao laboratório. Entende-se que, com bom humor, tudo fica mais fácil”, observou o vice-presidente do grupo.
Um dos casos emblemáticos na história do Laboratório Hermes Pardini ocorreu no ano 2000, quando uma mãe de Pernambuco encontrou o seu filho. Ela lembra de ter tido um menino na década de 1960. Porém, mesmo questionando, saiu da maternidade com uma menina, que, infelizmente, veio a falecer. “A mulher sempre suspeitou que poderia ter ocorrido uma troca na maternidade e nunca tirou essa história da cabeça”, contou o vice-presidente do grupo, Alessandro Ferreira. Quarenta anos depois, andando por uma feira em Pernambuco, ela reconheceu o filho e se apresentou a ele como sua mãe. “Ele achou em princípio que ela estava tendo algum desequilíbrio mental, mas depois as informações foram batendo. Eles fizeram o teste de paternidade no Pardini e confirmaram que realmente eram mãe e filho. O Victor Pardini, que criou o departamento de genética do laboratório, gosta de dizer que nesse caso foi o sexto sentido da mãe que confirmou o teste de DNA. Foi muito emocionante para todos do laboratório”, informou.
Pouca gente sabe, mas, quando os exames de paternidade ganharam as telas da televisão no final dos anos de 1990 e início deste século, o laboratório Hermes Pardini fazia exames para o programa do Ratinho, no SBT.
Aspecto que passou a ser bastante valorizado pelos manuais de Marketing mundo afora, mais precisamente no final dos anos de 1990, é algo que vem sendo trabalhado no laboratório desde a primeira unidade na rua São Paulo. “O doutor Hermes sempre enfatizava que era preciso prestar um bom serviço, não deixar o cliente esperar e tratá-lo bem para que ele retorne quando precisar”, enfatizou Ferreira.
É muito comum encontrar uma decoração em tons claros com acessórios alegres, obras de arte e “pílulas de filosofia” nas unidades da rede de laboratórios. Em algumas delas, já houve até mesmo aquários. Tudo para melhorar a experiência do cliente. “É o bem-estar de clientes e colaboradores. Muitas vezes o cliente está ali para fazer um exame, apreensivo, e o visual calmo e agradável torna o ambiente mais tranquilo e pode ajudar a aliviar o estresse em um momento difícil”, disse o vice-presidente do grupo.
Além de escrever frases de incentivos, Hermes Pardini escrevia novelas e distribuía os capítulos semanais aos funcionários. “Fui até personagem de uma delas – “Beco sem saída”, contou o técnico de farmácia aposentado Amélio José de Moraes, em um dos capítulos do livro comemorativo dos 50 anos do laboratório, publicado em 2009.
A parceria de décadas do grupo com a Universidade Federal de Minas Gerais sempre foi uma fonte de conhecimento para os dois lados, segundo Alessandro Ferreira. A relação envolve cooperação e investimentos em projetos de pesquisa. Hermes Pardini, além de ter estudado na Faculdade de Medicina da UFMG, começou os trabalhos na instituição como assistente do professor Caio Benjamin Dias e ajudou a criar o laboratório da instituição. Deu aulas na faculdade por muitos anos de exames laboratoriais e esteve inserido em vários projetos.
Hermes Pardini gostava de colocar em quadros nas unidades do laboratório pílulas de filosofia e frases de estímulo aos clientes. “Ele gostava muito de filosofia e lia bastante sobre o tema, sobre a filosofia zen budista e diversas outras vertentes. Para ele, essas frases ajudavam os clientes a passar por momentos muitas vezes difíceis em suas vidas. Até hoje temos clientes que solicitam o envio dessas frases”, contou Alessandro Ferreira. Abaixo, algumas das frases:
“Ensine sua mente a valorizar coisas boas e a esquecer os infortúnios”.
“Dentro de nós existem mundos. É muito fácil descobri-los, mas só nosso poder criativo pode enxergá-los. Lute para mostrar a utilidade de suas ideias”.
“A nossa voz interior é muito importante. Confiar em nossa intuição é uma arte que tem que ser praticada e aprimorada”.
“Não se deixe bloquear, é fundamental manter sua mente aberta. Nunca desista, não deu certo? Tente nova estratégia”.
“É preciso pensar muito para ter uma visão de seu caminho e como fazer para caminhar. No momento certo, você saberá avaliar a melhor direção”.
“Hoje as empresas não querem pessoas submissas. Elas querem os profissionais com alta produtividade, desafiadores e comprometidos com a empresa”.
“Os fracassos são ensinamentos. Todo fracasso para o inteligente é temporário e para o pessimista é uma longa derrota”.
“Seja capaz de encontrar novos nichos de ação. Não se acomode; alguém vai tomar o seu lugar. Quem está sempre com ideias e ações novas, jamais perde seu emprego”.
“Junte-se aos antigos para aplicar novas ideias com novos métodos. Você vai distribuir seus conhecimentos sem causar traumas. É o ideal”.
“É necessário ter percepção para entender as mudanças antes ou enquanto elas ocorrem. Nunca perca o bonde do progresso”.
“Nunca demonstre raiva ou medo de opiniões divergentes. Muitas vezes essa diferença é importante para orientar suas decisões, criar novas ideias e melhorar sua disposição ou ânimo para agir, levando ideias adiante. A discórdia é grande fonte de ensinamentos”.
“Você vive querendo coisas vagas, indefinidas, desperdiçando a vida. Defina seus objetivos”.
“É preciso saber separar o que é importante daquilo que é urgente. Não desperdice seu tempo com coisas que podem esperar. A urgência não admite espera. Deixe para a hora que tiver tempo as outras coisas importantes”.
“Quem ama não julga. Quando você se coloca como juiz você se considera superior; é a pior forma de egoísmo, ninguém tem esse direito”.
“Não ignore seus sonhos. Eles podem se tornar realidade e provocar emoções reais”.