Home >> Diálogos DC >> Especial ‘Diálogos DC 90 anos’ será lançado amanhã
Debate abordará qualidade da educação e da cultura
Por: Thaíne Belissa Em 14 de julho de 2022
No ano em que o DIÁRIO DO COMÉRCIO comemora seu 90º aniversário, o projeto Diálogos DC ganha ainda mais relevância com uma edição virtual aberta ao público e reafirma o compromisso do jornal de ir além da notícia, contribuindo de forma ativa na construção de um mundo mais justo, igualitário e próspero. Em clima de celebração, a edição 2022 será lançada amanhã (7) e ganha o nome especial Diálogos DC 90 anos.
Criado em 2016, o projeto faz parte do Movimento Minas 2032, que é fruto da articulação das diferentes esferas da sociedade para construção de uma sociedade pautada pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela ONU em 2015. A iniciativa busca o poder transformador da troca de ideias por meio de debates realizados entre especialistas, representantes do poder público, da sociedade civil e de empresas dos diferentes setores econômicos.
Em 2022, os diálogos acontecerão em 5 edições virtuais, de julho até novembro, quando, em comemoração aos 90 anos do DIÁRIO DO COMÉRCIO, será realizado o Prêmio José Costa, que reconhece empresas e iniciativas que trabalham para a construção de um mundo melhor.
O primeiro debate do Diálogos DC 90 anos será lançado amanhã (7) no Youtube do DC e discutirá a “Qualidade da Educação e da Cultura”, com base no ODS 4: “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.
Entre os convidados estão a pesquisadora sênior da FGV-Rio, especialista em gestão de sistemas educacionais e assessora da Fundação Itaú Social, Pilar Lacerda, e o diretor-geral do Centro Cultural Galpão Cine Horto, Chico Pelúcio.
Também participará a CEO e cofundadora do Embaixadores da Educação, Guilhermina Abreu, que apresentará o “Crie o Impossível”, iniciativa que busca inspirar o protagonismo em jovens do Ensino Médio de escolas públicas em todo o Brasil.
O evento será mediado pela jornalista Paola Carvalho, que ainda convidará para o momento do debate o diretor do Instituto Orior e representante do Movimento Minas 2032, Raimundo Soares, e o presidente do Conselho Empresarial da Educação da ACMinas, Antônio Cabral.
A presidente e diretora editorial do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Adriana Muls, chama a atenção para a relevância do debate, lembrando que é impossível criar um projeto de futuro, que seja próspero e igualitário, sem pensar na formação dos cidadãos hoje. “O DIÁRIO DO COMÉRCIO investe nesses diálogos porque entende sua missão de ir além da notícia e de propor um jornalismo transformador. Mas não fazemos isso sozinhos: convidamos todos e todas para a construção conjunta desse futuro que queremos”, afirmou.
Além da qualidade da educação e da cultura, o Diálogos DC 90 anos também discutirá a qualidade da inovação e da produção tecnológica; a qualidade da cidadania e da democracia; a qualidade de vida e ambiental; e a qualidade da geração e distribuição de riquezas. Os debates serão gravados e veiculados mensalmente no Youtube do DC.
Quando o Diálogos DC foi lançado oficialmente pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, em 2016, pouco se falava nesse projeto de futuro, que tem como premissa os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, instituídos pela ONU em 2015. O jornal se colocou cedo nessa agenda, entendendo que ela reafirma a sua própria história e o seu compromisso com um jornalismo propositivo e engajado com o desenvolvimento econômico do País.
“O Diálogos DC dá continuidade à história do DIÁRIO DO COMÉRCIO, que há 90 anos nasceu para contribuir com o desenvolvimento de Minas Gerais, sob a ótica do bem comum, sempre engajado em grandes causas do Estado. Está completamente alinhado ao propósito do jornal porque propõe a discussão de temas essenciais, com profundidade e diversidade, para a construção de uma agenda convergente e propositiva”, afirmou a presidente e diretora editorial do DC, Adriana Muls.
Ela lembra que a iniciativa faz parte do Movimento Minas 2032, articulação de diferentes setores da sociedade para a consolidação dos ODS. Segundo ela, os debates possibilitam o encontro com a sociedade para discutir os eixos estruturantes do Movimento e para provocar a articulação deste projeto de futuro. “O Diálogos DC contribui trazendo para o debate a profundidade que os temas exigem, identificando gargalos, trazendo diferentes olhares e, sobretudo, apontando caminhos”, frisou.
São seis anos de Diálogos DC com mesas de debates compostas por uma pluralidade de vozes, que debateram temas diversos, em ambientes distintos. Os diálogos já aconteceram em muitos espaços, como a própria sede do jornal, o Museu Memorial Minas Gerais Vale e o Expominas, dentro da programação da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit).
Pelo evento passaram nomes relevantes da sociedade mineira, como o desembargador Moacyr Lobato de Campos Filho; a ex-secretária de Estado da Educação Macaé Maria Evaristo; ocofundador da FA.Vela, João de Souza; a ex-presidente do Iepha-MG Michelle Arroyo; e o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais Miguel Corrêa. Além de líderes de entidades representativas de diversos setores da economia, representantes da academia, dos governos municipal e estadual e da sociedade civil.
A presidente do DIÁRIO DO COMÉRCIO destacou que os debates propostos pelo Diálogos DC não têm a pretensão de serem a solução: eles apontam caminhos. “O Movimento Minas 2032, como o próprio nome indica, é movimento. Não um projeto com início, meio e fim. Dos debates, tiraremos as proposições e daremos encaminhamentos. Convidaremos a nossa audiência a se envolver com a solução de grandes dilemas da nossa sociedade para que seja possível um mundo mais responsável com as pessoas e com o ambiente”, destacou.
Adriana Muls lembra que essa não é uma agenda simples, mas sua urgência tem mobilizado representantes dos diferentes setores da sociedade, inclusive em outros movimentos como o Capitalismo Consciente e a Economia Regenerativa. Para ela, a união de esforços e o senso de compromisso individual são as únicas saídas para esse novo projeto de nação mais justa e igualitária.
“É preciso mais empatia, convergência, entendimento que somos parte do todo e que estamos interligados. Colaboração e articulação são palavras-chave. Continuaremos debatendo, provocando, apontando caminhos e, sobretudo, produzindo conteúdo transformador. Este é o nosso papel”, concluiu.
O Diálogos DC 90 anos é parte da campanha de comemoração do 90º aniversário do DIÁRIO DO COMÉRCIO, cujo slogan é “Debates Conscientes há 90 anos”. Além dos diálogos, a campanha inclui um hotsite com a história do jornal; uma série especial de conteúdo inédito dos principais acontecimentos econômicos em Minas e no Brasil nas últimas nove décadas; uma série de entrevistas com as empresas mais longevas do Estado de Minas Gerais; a edição 2022 do Prêmio José Costa; e a solenidade de comemoração dos 90 anos do DIÁRIO DO COMÉRCIO, cujo tema será: “Lideranças transformadoras para o futuro da humanidade”.
O aniversário do jornal é em outubro, mas as comemorações já começaram e estão totalmente alinhadas ao propósito traçado em 1932, quando o jornal foi fundado. O veículo de comunicação nasceu com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado, identificando necessidades e potenciais em cada setor. O fundador do então “Informador Commercial”, José Costa, também mostrou-se um homem à frente de seu tempo, dando voz a pautas coletivas e com uma visão de futuro que primava o bem comum.
Esse trabalho foi mantido por seus sucessores no DC, e nas comemorações do 90º aniversário não poderia ser diferente: o jornal celebra ao mesmo tempo em que propõe uma série de entregas que ajudam na articulação e nos debates para construção de um mundo mais justo, igualitário e próspero.
“Comemorar 90 anos não é apenas uma data festiva. É celebrar e honrar o passado, buscando referências para projetar o futuro que queremos. Se, no século passado, o que movia as grandes lideranças era um projeto de industrialização, hoje nos falta uma aspiração coletiva. Falta-nos articulação e envolvimento – como nos ensinaram José Costa e tantos outros de sua época -, para a construção de um projeto comum, que abrace a todos, enfrentando os problemas estruturais da sociedade”, afirmou a presidente e diretora editorial do DC, Adriana Costa Muls.