Home >> Há 90 Anos >> Curiosidades da primeira década dos anos 2000
Por: Sandra Carvalho Em 11 de outubro de 2022
um suposto problema que poderia bugar sistemas produzidos no século 20, na virada do milênio, quando os mesmos, ao reconhecerem o ano 2000 como 1900, poderiam paralisar e corromper arquivos. Havia o temor de um grande desastre econômico no planeta, com a paralisação de empresas e do sistema financeiro. Muitas empresas chegaram a contratar diversos sistemas de segurança para se protegerem contra essa falha. Na prática, nada aconteceu.
A nota de R$ 10 feita com plástico foi lançada no ano 2000, para comemorar os 500 anos do Brasil. Mas a cédula foi retirada de circulação em 2006 pelo Banco Central e hoje é ítem de colecionadores.
No dia 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos sofreram o maior ataque a seu território desde o bombardeio japonês à base de Pearl Harbor (1941). Quatro aviões comerciais americanos foram sequestrados por 19 homens da organização terrorista Al-Qaeda, na costa leste do país. Dois deles foram lançados contra as torres gêmeas do World Trade Center (WTC), em Nova York, um chocou-se com o Pentágono e outro caiu numa área desabitada no Estado da Pensilvânia. Ao todo, 2.977 pessoas foram mortas nos ataques, além dos 19 sequestradores dos aviões. O governo de George W. Bush deu início à guerra contra o terrorismo e uma de suas primeiras ações foi invadir o Afeganistão.
Foi a rede social mais famosa da primeira década dos anos 2000. Na página individual era possível reunir fotos, enviar “scraps” e deixar depoimentos nas páginas dos amigos. O Orkut também permitia a criação de comunidades. O Orkut foi a primeira rede social a viralizar no Brasil e só foi desbancada por volta do ano de 2009, com a criação do Facebook.
Karol Józef Wojtyla, o papa João Paulo II, morreu em 2005. Ele teve o terceiro maior pontificado documentado da história, liderando a Igreja Católica por 26 anos, depois dos papas São Pedro, cujo pontificado durou cerca de 37 anos, e Pio IX, que liderou por 31 anos. Uma de suas ações mais marcantes foi o pedido de desculpas aos judeus, a Galileu Galilei, a mulheres, vítimas da Inquisição, a muçulmanos mortos pelas Cruzadas. O conclave elege em seu lugar o alemão Joseph Ratzinger, conhecido como Bento XVI.
O democrata Barack Obama tomou posse em 2009 como o primeiro presidente afrodescendente dos Estados Unidos.
“Dois motores” são acionados no Brasil
Desafios, superações e avanços no DC
Patrocínio