Home >> Especial 90 Anos >> DC vai completar 90 anos em busca de transformação
Por: root_hotsite_dc Em 14 de julho de 2022
Prestes a completar 90 anos, o DIÁRIO DO COMÉRCIO vem, ao longo de décadas, contribuindo de maneira ativa para o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais. Único veículo de gestão e negócios do Estado, atravessou diferentes cenários históricos, políticos e econômicos, sempre com o propósito de colaborar para os grandes debates e transformações da sociedade. Com iniciativas que transcendem o campo da informação, consolidou-se como importante instrumento para as tomadas de decisões, promovendo reflexões sobre o que é caro não somente para Minas, mas para todo o Brasil. O aniversário é só em outubro, mas as comemorações começam hoje.
O veículo de comunicação nasceu com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento, identificando necessidades e potenciais em cada canto e setor de Minas Gerais. O fundador do então “O Informador Comercial”, José Costa, mostrou-se um homem à frente de seu tempo. Deu voz a pautas coletivas, primava pelo bem comum e se guiava por uma visão de futuro. Trabalho mantido por seus sucessores no DC e perseguido, ainda hoje, especialmente, diante de todas as mudanças que o mundo experimenta. Seja na comunicação, na economia, nos caminhos para se fazer negócios e, principalmente, na sociedade.
É também essa mensagem que o veículo deseja passar a seus interlocutores, parceiros, anunciantes, amigos, colaboradores e leitores em seu aniversário de 90 anos. Uma mensagem que reforça o propósito traçado em 1932, que vem sendo lapidado ao longo de todas essas décadas.
“Comemorar 90 anos não é apenas uma data festiva. É celebrar e honrar o passado, buscando referências para projetar o futuro que queremos. Se, no século passado, o que movia as grandes lideranças era um projeto de industrialização, hoje nos falta uma aspiração coletiva. Falta-nos articulação e envolvimento – como nos ensinaram José Costa e tantos outros de sua época -, para a construção de um projeto comum, que abrace a todos, enfrentando os problemas estruturais da sociedade”, afirma a presidente e diretora editorial do DC, Adriana Costa Muls.
A jornalista classifica a data como momento propício para fortalecer o posicionamento de mídia propositiva e transformadora que o DIÁRIO DO COMÉRCIO vem trabalhando nos últimos anos. “Provocadora de articulação e debates para construção de um mundo mais justo, igualitário e próspero em todos os sentidos e sem deixar ninguém para trás”, define.
Para isso, permanecem e ampliam-se as novas entregas à audiência, pautadas pela tríade da revolução digital, do protagonismo como palco de debates conscientes e do objetivo de se tornar fonte de conhecimento no que tange ao desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais.
Ancorando as celebrações do aniversário, um cronograma robusto, extenso e profundo, que engloba campanhas publicitárias colaborativas e conteúdos especiais que conectam passado, presente e futuro. E que culminam com a reflexão, os impactos e os papéis de tudo e de todos para a construção de um mundo melhor.
“Faremos isso gritando a urgência de articulação dos setores produtivos, das lideranças e da sociedade civil organizada para conversar, debater e propor soluções para questões que não podem mais ser jogadas para debaixo do tapete. Se queremos um mundo melhor, sustentável e responsável, com as pessoas e o ambiente, precisamos, cada um de nós, nos apropriar de nossas responsabilidades com as transformações necessárias. É pela compreensão de que algo precisa mudar que surgem movimentos da Nova Economia, como Economia Verde e o Capitalismo Consciente. Foi por isso que, em 2015, a ONU instituiu os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. E é com este espírito que o DC celebra seus 90 anos”, reforça.
O diretor de Mercado do DIÁRIO DO COMÉRCIO, José Luiz S. M. Borel, completa que, para comemorar os 90 anos, o veículo tem ao seu lado grandes instituições que dividem a missão de fazer história e colaborar para o desenvolvimento de Minas Gerais e, consequentemente, do Brasil. “Estamos trabalhando diuturnamente para contribuir na construção de uma sociedade sob a ótica do bem comum. Com articulações para um projeto de futuro. Estamos há 90 anos servindo de instrumento para o desenvolvimento do Estado. Nossa história se confunde com as transformações que Minas viveu. O mundo se transforma a cada minuto. E, há 90 anos, o DC acompanha essas transformações”, ressalta.
Conforme o diretor, em comemoração aos 90 anos do DIÁRIO DO COMÉRCIO, foram estruturadas diferentes possibilidades para o mercado anunciante comemorar com a empresa. “Desenvolvemos uma campanha diferenciada. E um hotsite foi criado para contar detalhes dos 90 anos do jornal. Teremos áudio, vídeos, textos e muitos outros conteúdos especiais. Estamos reunindo entrevistas com personalidades mineiras e empresas longevas do Estado para, juntos, contarmos essa história”, adianta.
Além disso, dentro do Movimento Minas 2032 – projeto que propõe a discussão sobre um modelo de produção sustentável e inclusivo com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – será realizado o DC Diálogos. “E para fechar nossa festa de 90 anos, vamos fazer em novembro a entrega do Prêmio José Costa – que chega à sua 8ª edição”, revela Borel.
Sobre a campanha de 90 anos, o diretor de Criação da LFI Propaganda – agência que cuida da comunicação do DIÁRIO DO COMÉRCIO-, Bernardo Corrêa, diz que as peças fazem um contraponto da linha do tempo vivida pelo veículo em tantas décadas. Os diferentes formatos trazem a relevância e a importância do DC para o Estado em toda sua trajetória.
“Quanta coisa e quanta transformação esse veículo viu ao longo desse tempo? Não somente na comunicação, mas no mundo. Queremos despertar uma reflexão sobre a relevância do trabalho realizado pela empresa para que se mantenha no mercado por tantos anos. E isso só é possível porque mantém uma atuação relevante e importante e, sobretudo, propositiva”, explica.
Ele cita ainda o slogan adotado para as comemorações do aniversário de 90 anos do DIÁRIO DO COMÉRCIO: “Debates Conscientes há 90 anos”. E reforça a importância deste papel na cobertura econômica. “O mundo precisa falar de preservação, igualdade, distribuição de renda e tantos outros assuntos caros, porque novos desafios estão impostos justamente perante essas reflexões. E o que o DC se propõe é despertar no outro a necessidade por debates conscientes. A campanha também fala disso”, garante.
Página montada dentro do site do DC, onde você vai conhecer mais sobre a história dos 90 anos do jornal, além de escutar e assistir a todos os conteúdos especiais sobre o nosso aniversário.
Uma série especial de conteúdo e matérias inéditas dos principais acontecimentos econômicos em Minas e no Brasil nos últimos 90 anos. Os marcos serão divididos por décadas, em 10 editoriais e podcasts especiais, com roteiro narrando em formato storytelling a linha cronológica de cada acontecimento, a ser publicado em todos os canais do DC.
Uma série que vai retratar histórias escritas por grandes protagonistas. Estamos reunindo entrevistas especiais em formato vídeo, podcast e reportagens com as empresas mais longevas do Estado de Minas Gerais. Todo o conteúdo será publicado em todos os canais do DC.
Painel mensal, com convidados, mediado por jornalista de economia, para debater sobre os eixos do Movimento Minas 2032. Os episódios serão gravados, remotamente, e o conteúdo em vídeo será postado em todos os canais do DC. Haverá matéria chamando para o painel, com análise do conteúdo já produzido sobre o tema nos DC Diálogos anteriores; matéria de cobertura do painel e material consolidado com análises sobre o tema para produção de um e-book.
Sob o tema “Lideranças transformadoras para o futuro da humanidade”, a solenidade de comemoração dos 90 anos contará com a entrega do Prêmio José Costa 2022. Em parceria com a Fundação Dom Cabral, o prêmio acontece a cada dois anos, com o objetivo de reconhecer empresas, instituições e iniciativas de transformação da história de Minas Gerais. Haverá ainda um painel especial de encerramento do ciclo do DC Diálogos.